Agência sônica: som e formas emergentes de resistência

Agência sônica: som e formas emergentes de resistência

Autor(es):
Labelle: Brandon
Editora:
EDITORA NUMA
Código:
214476

De: R$ 72,00 Por: R$ 57,60 Em 1x de: R$ 57,60 À vista: R$ 57,60

Comprar
Disponível em estoque
Calcule o frete e o prazo de entrega:PrazoValor

No livro em mãos, o desafio é avançar no desenvolvimento de um pensamento sonoro e político a partir de quatro figuras de resistência ligadas à criação do que o autor denomina "públicos improváveis". Para aquém de um consumidor codificado, bem definido em termos de preferências e enquadrado por pesquisas quantitativas, o público improvável é menos uma entidade que um movimento: um processo de produção de subjetividades emergentes. A aposta de LaBelle, nesse sentido, se inscreve no paradigma de uma micropolítica das sonoridades. É preciso abordar o incompreensível, o dissonante e o inescutável para compreender como um pensamento do som pode afirmar formas de resistência e práticas emancipatórias.As figuras de resistência sônica que ele nos apresenta são: a do invisível, que aborda o tema (muitas vezes diretamente político) dos desaparecimentos, do extravio, do ocultamento; a do itinerante e dos sons transversais, que excedem as fronteiras e que implicam a reconsideração da condição do estranho/estrangeiro e dos processos de crioulização; a do fraco, em que a a condição de fraqueza aponta para formas alternativas de se situar na esfera pública; e a a do entreouvido, que dá margem à irrupção dos ruídos, perturbações e constantes que - por motivos mais políticos do que perceptivos, ou quem sabe político-perceptivos - muitas vezes ficam obliterados nos regimes sensoriais cotidianos.Ao longo do livro, tais figuras são desdobradas a partir de um contínuo movimento entre eventos históricos e artísticos. Parece essencial ao autor referir-se às produções artísticas paralelamente aos acontecimentos sociopolíticos, encontrando ali suporte para a criação desses públicos improváveis que se desdobram em um cenário global e decolonial. Somos, assim, atravessados por trabalhos de diversos artistas que se voltam para uma agência micropolítica do som, enquanto pontuações do audível que acionam uma variedade de novas capacidades e potencialidades subjetivas, linguageiras e artísticas.O livro traz desenhos do autor feitos especialmente para esta edição.

Código de barras:
9786587249568
Dimensões:
2cm x14cm x21cm
Edição:
1
Marca:
EDITORA NUMA
ISBN:
6587249566
ISBN13:
9786587249568
Número de páginas:
220
Peso:
400 gramas
Encadernação:
BROCHURA
Data de edição:
01/01/2022
  • Nome do Autor LaBelle: Brandon